ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
O Estatuto e o Regimento Interno do Círculo Brasileiro de Psicanálise - Seção Rio de Janeiro, aprovados em Assembléia Geral de 5 de Julho de 1993, acrescidos do Regulamento Interno do Centro de Estudos Antonio Franco Ribeiro da Silva, aprovado em Assembléia Geral de 4 de Junho de 1996, regulamentam a instituição.
1 - Comissão Científica e de Formação Permanente
Possui por objetivo planejar e executar todas as tarefas didáticas regulares do Curso de Formação Psicanalítica, bem como auxiliar na elaboração e supervisão todas as demais atividades de caráter científico e cultural.
Esta comissão dirige e coordena o Centro de Estudos Antonio Franco Ribeiro da Silva (CEAFRS), ao qual pertencem todos os alunos e candidatos em Formação Psicanalítica. Entre outras, a Comissão também possui as tarefas de: selecionar o ingresso de novos alunos, periodicamente atualizar o currículo, aprovar os programas dos seminários de formação ou outros cursos, selecionar e convidar professores.
De acordo com o Estatuto do CBP-RJ os Professores do CEAFRS e do Curso de Formação Psicanalítica devem prioritariamente ser Sócios Efetivos, especialmente nos seminários que se referem ao texto freudiano.
No caso de seminários ou cursos especializados, a Comissão Científica e de Formação Permanente pode convidar Professores externos ao quadro de Sócios Efetivos do CBP-RJ, desde que possuam Formação Psicanalítica ou titulação acadêmica de Mestre ou Doutor, sempre através de instituições legalmente reconhecidas.
2 - Departamento de Publicação e Divulgação
Possui por objetivo divulgar a realização de eventos, cursos, seminários e congressos; bem como publicar a produção científica do CBP-RJ.
Cabe também ao Departamento de Publicação e Divulgação indicar os membros do Conselho Editorial, que dirige e coordena a Revista do CBP-RJ, e que se compõe de um Conselho Editorial Interno, composto por Sócios Efetivos do CBP-RJ, e de um Conselho Editorial Externo, composto de membros convidados por seu notório saber, titulação acadêmica ou formação psicanalítica por outras instituições reconhecidas.
Os artigos, resenhas e quaisquer outros textos da Revista podem ser da autoria de: Sócios Efetivos do CBP-RJ, Alunos e Candidatos do CEAFRS, ou de pessoas externas a ambos. Todos textos são avaliados e selecionados pelos integrantes do Conselho Editorial.
3 - Centro de Atendimento Psicanalítico (CAP)
O Centro de Atendimento Psicanalítico (CAP) é a Clínica Social do CBP-RJ, que tem por objetivo o atendimento psicanalítico para pacientes de renda média, inferior ou baixa.
Os Psicanalistas e Sócios Efetivos do CBP-RJ também atendem pacientes do CAP.
O CAP também tem por objetivo auxiliar a prática para os novos psicanalistas, permitindo o acesso à clínica aos alunos e candidatos do Centro de Estudos Antonio Franco Ribeiro da Silva que já completaram mais da metade do Curso de Formação Psicanalítica. O ingresso dos alunos e candidatos depende de aprovação da Comissão Científica e de Formação Permanente.
Quando do tratamento efetuado por alunos e candidatos do CEAFRS, todos os pacientes atendidos pelo CAP têm seu tratamento supervisionado por Sócios Efetivos, em reuniões clínicas e de supervisão regulares. As reuniões devem ser assistidas, durante período determinado pela Comissão Científica e de Formação Permanente, por todos os alunos e candidatos já cursando a segunda metade ou mais do Curso de Formação.
A Ética Profissional é absoluta. Qualquer informação fornecida pelos pacientes é confidencial e restrita ao terapeuta e às supervisões. Quebra de sigilo profissional motiva o desligamento do aluno ou candidato do CEAFRS ou a exclusão do Sócio Efetivo do quadro do CBP-RJ.
4 - Fórum do Centro de Estudos
Órgão extra-estatutário, o Fórum tem por objetivo auxiliar a Comissão Científica e de Formação Permanente nas tarefas científicas e culturais além daquelas do Curso de Formação Psicanalítica. Também tem por meta implementar o caráter permanente da Formação Psicanalítica para os Sócios Efetivos do CBP-RJ.
O Fórum é coordenado por membros da Comissão Científica e de Formação Permanente em conjunto com alunos e candidatos de todas as turmas do Centro de Estudos Antonio Franco Ribeiro da Silva.
O Fórum organiza e promove: cursos, seminários, simpósios, jornadas e outros eventos científicos e culturais. Todas as atividades do Fórum estão abertas para alunos, profissionais ou membros da comunidade que não pertençam ao CBP-RJ ou ao CEAFRS.