• De acordo com a origem e conteúdo da Psicanálise, a orientação teórica e a prática clínica do CBP-RJ independem da orientação de qualquer partido político ou da crença de qualquer denominação religiosa.

O QUE É O CBP-RJ

Objetivos e Orientação do CBP-RJ

O Círculo Brasileiro de Psicanálise - Seção Rio de Janeiro (CBP-RJ) tem como objetivos: difundir a Psicanálise, formar psicanalistas, incentivar a publicação relativa a sua área de conhecimento, auxiliar o atendimento de pessoas menos favorecidas e estabelecer intercâmbio com instituições congêneres.

O CBP-RJ constitui uma entidade legalmente estabelecida, sem fins lucrativos e cujos bens pertencem ao conjunto de seus Sócios Efetivos. Aos Sócios Efetivos também pertence igual direito de voto nas Assembléias Gerais da instituição. A orientação teórica do CBP-RJ está baseada nos escritos de Sigmund Freud, dedicando-se também ao estudo de contribuições significativas de outros autores de Psicanálise ou áreas afins.

De acordo com a origem e conteúdo da Psicanálise, a orientação teórica e a prática clínica do CBP-RJ independem da orientação de qualquer partido político ou da crença de qualquer denominação religiosa.

Considerando que a Psicanálise, como demonstra sua própria história, só pode florescer em um regime democrático, o CBP-RJ respeita a liberdade de escolha e ação de seus Sócios atuais e futuros em todas as áreas.

O CBP-RJ é membro do Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP), fundado em 1956 a partir do Círculo Vienense de Psicologia Profunda e que hoje congrega nove instituições: os Círculos Psicanalíticos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Pernambuco, a Sociedade Psicanalítica da Paraíba, o Círculo Brasileiro de Psicanálise-Seção Rio de Janeiro, o Grupo de Estudos Psicanalíticos (MG) e o Instituto de Estudos Psicanalíticos (MG).

Também é membro da Federação Internacional de Sociedades Psicanalíticas - International Federation of Psychoanalytic Societies (IFPS), fundada em 1962 e que congrega 24 sociedades em 18 países.